Faraó morreu ou não na travessia do Mar Vermelho? O que diz a Bíblia?

Essa semana a novela "Os Dez Mandamentos" exibiu uma cena muito aguardada e que atraiu a atenção de todos, que era a abertura do Mar Vermelho, onde o povo hebreu passou a pés enxutos, e o exército egípcio morreu com o fechamento do Mar. 

Após a exibição da cena uma grande polêmica se levantou, pois a novela mostrou Faraó vivo como o único sobrevivente, e muitos religiosos acreditam e afirmam que Faraó morreu. Mas o que diz a Bíblia, Faraó morreu ou ficou vivo?

Para responder a algumas perguntas dos nossos leitores sobre a questão, nós do ExercitoUniversal.com.br vamos nos basear na Bíblia para responder. Preste atenção!

A menção bíblica que cita essa passagem está em Êxodo 14:1-30, e no texto narra que Faraó saiu junto com seu exército em perseguição ao povo Hebreu para fazê-los voltar a escravidão no Egito. O texto não diz em versículo nenhum se Faraó entrou ou não no Mar Vermelho com o seu exército, também não existe na passagem uma menção se Faraó foi engolido pelas águas do Mar Vermelho junto com os egípcios.

Não há em momento algum na passagem de Êxodo um versículo que mostre se Faraó morreu ou não na travessia do Mar Vermelho. Alguns historiadores contam que era comum reis e faraós liderarem seus exércitos estando à frente de batalha. Em Êxodo 15, no cântico de Moisés, não há relatos também sobre a morte de Faraó.

Porém, em Salmos 136:15 fala sobre a vitória do povo hebreu sobre os egípcios, e fala claramente sobre a morte de Faraó. 

"Mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho."

Talvez essa menção em Salmos seja um indicador de que Moisés quando escreveu o livro de Êxodo não tinha certeza sobre a morte de Faraó, mas posteriormente a notícia dessa morte tenha sido divulgada quando os egípcios ficaram sabendo de todo o ocorrido e a notícia se espalhou.

A novela "Os Dez Mandamentos" está se baseando no livro de Êxodo, talvez por este motivo que não mostrou a morte de Faraó, pelo fato do livro de Êxodo em momento nenhum falar sobre a morte de Faraó.


Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Digite o seu e-mail corretamente 
no campo acima

6 comentários:

  1. FARAÓ MORREU NO MAR VERMELHO,VEJA A PROFECIA DE MOISÉS;ESTES EGÍPCIOS QUE VÓS VESTES AGORA NÃO VEREIS MAIS.

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação , realmente a biblia nao diz com clareza este acontecimento , pois na realizade quem estava escrevendo por intermédio de Deus era moisés e como ele atravessou como ia saber ? não é ?

    ResponderExcluir
  3. estava pesquisando e li que faraó tinha mais filhos alem de Amen-herkhepeshef teve esse filhos Khaemuaset,Merneptá, Meritamon com a morte prematura dos primogênitos que nos sabemos por qual foi o sucessor foi Merneptá.........

    ResponderExcluir
  4. Êxodo 15:19 CANTICO DE MOISÉS.
    Diz: Porque os cavalos de FARAÓ, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar.

    ResponderExcluir
  5. vivo ou morto ele foi derrotado. caiu a ficha.

    ResponderExcluir
  6. O Salmo 136:15 deixa claríssimo que Faraó morreu!
    "Mas derribou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua benignidade é para sempre."

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.