Por que as pessoas "abençoam" desejando "saúde" quando alguém espirra?


Em diversos lugares do mundo existe uma maneira diferente de abençoar alguém após o espirro. Aqui no Brasil costuma-se dizer "Saúde", em Portugal as pessoas costumam dizer "Santinho". Na Inglaterra, Estados Unidos e em países que falam a língua inglesa, dizem "Bless you", que é uma redução de "God Bless you" (Deus abençoe).

Agora, porque as pessoas tem esse costume de abençoar a outra após o espirro?

Na maioria dos casos, a força do costume prevalece, acreditando ser o certo a se fazer. Talvez a origem da "bênção" após o espirro tem a mesma origem em todas as partes do mundo, mas existe algumas teorias que prometem explicar o porquê dessas "Bênçãos do espirro".

Uma das explicações mais conhecidas, é que na Europa, durante a Idade Média, em meio a grande crise da "peste negra", acreditava-se que durante um espirro as almas das pessoas ficavam desprotegidas. Por este motivo, era comum as pessoas abençoarem as outras durante o espirro com o objetivo de protegê-las.

Existe outra teoria que conta que os espirros são vistos como um sinal de falta de proteção contra o diabo. Enfim, existem várias teorias e superstições sobre o assunto, porém nenhuma explica exatamente o que é, e nenhuma dessas possui fundamento algum, nem científico nem bíblico.

Segundo as Escrituras Sagradas, o ato de abençoar consiste em invocar o poder Divino em favor de outra pessoa, por este motivo faça dos seus lábios e da sua mente um abençoador não somente depois de um espirro, mas ao encontrar alguém que você não vê a muito tempo, ao ver um parente, ao ver algo errado e etc.

Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Digite o seu e-mail corretamente 
no campo acima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.