"CUIDADO" COM QUEM TE ELOGIA


Ter qualidades é algo natural de todos os seres humanos, assim como ter defeitos. Tem pessoas que são extremamente habilidosas para certas coisas, recebendo elogios e reconhecimentos de todos os lados, assim como a beleza, tem gente que é muito belo por fora, mas "estranha" por dentro, recebendo diversos elogios de quem o vê.

Antes de mais nada, queremos enfatizar que receber elogio não é um problema, pelo contrário, as vezes é um reconhecimento da sua forma habilidoso de proceder, ou uma maneira de enaltecer seus cuidados físicos, materiais e etc. Mas nunca podemos nos esquecer que para tudo nessa vida existe um limite!

Nossa intenção é fazer você "pesar em uma balança" tudo o que você ouve, principalmente elogios, pois certos elogios podem ser passos largos para o "precipício" ou para uma enorme "cegueira" de seus defeitos, onde o elogiado por até achar que seus defeitos são virtudes esquecendo de melhorar.


Existe uma história muito boa que mostra claramente o que nós estamos tentando falar, e essa história é do "Corvo e a Raposa". Leia atentamente a história abaixo e entenda:

"Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.

Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:

– Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.



Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

– Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!"

Moral da história: Cuidado com quem muito elogia!

"Quem critica um homem acabará ganhando um amigo, mas quem faz elogios mentirosos será desprezado." Provérbio 28.23

Nunca aceite os elogios facilmente, você não sabe qual a verdadeira intenção que está por trás de quem está te elogiando.

OBS.: Não foi a toa que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse: "Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra."


Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Digite o seu e-mail corretamente 
no campo acima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.