Juíz responsável pela Lava jato no Rio diz que a Bíblia é o seu principal livro


Conhecido como "Moro do Rio" (em referência a Sergio Moro), o juiz federal Marcelo da Costa Bretas, irmão mais velho entre quatro irmãos, que foram criados em uma família evangélica na Baixada Fluminense, onde um deles é pastor, tem se destacado nacionalmente por suas decisões rigorosas nas penas e repreensão aos réus se baseando nos princípios da Bíblia.

Responsável pela prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do empresário Eike Batista, o juiz federal, tem o costume de ter em sua mesa a Bíblia Sagrada, onde tem por hábito citar passagens bíblicas nas sentenças aplicadas, assim como fez ao decretar a prisão preventiva de Sérgio Cabral.


"Por que será que as pessoas cometem crimes com tanta facilidade? É porque os criminosos não são castigados logo", escreveu o juiz na sentença do ex-governador citando o trecho de Eclesiastes 8:11.

A defesa de Sérgio Cabral chegou a pedir o afastamento de Marcelo da Costa Bretas, acusando o juiz de realizar julgamentos se amparando em citações religiosas, mas o pedido foi negado.

Frequentador assíduo de uma igreja evangélica na Zona Sul do Rio de Janeiro, que fica próximo a sua casa na praia do Flamengo, colegas e familiares do juiz admitem que a fé tem uma importância muito grande na vida de Bretas, mas garantem que seu lado religioso nada tem a ver na influência dos seus julgamentos.

Em seu primeiro dia de trabalho na 7ª Vara Federal Criminal, onde Bretas é o responsável, o juiz já foi deixando clara a sua posição sobre sua fé, tirando sua Bíblia da pasta e determinando que a Bíblia seria o principal livro da vara. "No dia em que ele chegou, tirou a Bíblia da pasta e disse: esse é o principal livro dessa vara. É o que guia o espírito e a inteligência dele", contou o diretor de secretária da 7ª Vara, Fernando Pombal. Informações e fontes "Folha de S.Paulo".





Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Digite o seu e-mail corretamente 
no campo acima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.