Se não tem nada para dizer, fique calado(a)!


O título acima pode até ser um pouco agressivo, mas o conselho abaixo vai ser valiosíssimo! Talvez você nunca tenha pensado que as palavras que saem da nossa boca são de fundamental relevância em diversos aspectos da nossa vida e da vida alheia. Principalmente se você quer ser uma pessoa sábia, ao invés de tola, você precisa estar muito atento no que você pensa antes mesmo de falar.


O tolo fala tudo o que vem em sua mente, não "peneirando" nada, muito menos deixando passar nada despercebido. O tolo "fala pelos cotovelos", de forma incessante e sem nenhum filtro, o tolo fala o que pensa, o tolo fala o que vê, o tolo fala o que não vê, o tolo inventa e etc.

Afinal, o que é uma pessoa tola? Tolo é o indivíduo que diz ou faz tolices, ou seja, pratica asneiras, que não usa a inteligência ou o juízo.


Na Bíblia Sagrada existem diversas passagens que fala sobre o Sábio e sobre o Tolo, onde poderíamos citar sobre as diversas passagens bíblicas sobre o Tolo e o Sábio, mas no momento, não é nosso objetivo falar com você sobre a Bíblia agora(até porque você já leu várias vezes), mas sim, falar com você sobre maneiras mais inteligentes, baseadas em pensamentos inteligentes sobre como ser mais sábio e acima de tudo, abrir a boca na hora certa para você ficar "bem na fita" e evitar tantos conflitos causados por você mesmo(a) por causa da língua.

Um grande filosofo chamado Platão, que viveu antes de Cristo já dizia: "Os sábios falam porque tem algo a dizer. Os tolos falam porque precisam dizer alguma coisa."


Traduzindo:
Se você não tem nada para dizer, não diga nada! Se você não tem certeza sobre o que você vai falar, fique quieto! Se o que vai sair da sua boca, não vai acrescentar ou edificar, não seja "ruim de coração", não destrua ninguém com suas palavras, fique em silêncio. Faça de tudo para que da sua boca não saiam palavras que vá fazer você se arrepender depois, porque depois que se fala, já era.

Medite:
O que faz a diferença para Deus e não são as palavras que saem da nossa boca, mas a intenção do nosso coração. Pense nisso!

Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Digite o seu e-mail corretamente 
no campo acima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.