Butiá – Confira Os Benefícios Maravilhosos

Butiá – Confira Os Benefícios Maravilhosos
4.8 (96%) 400 votes

Resultado de imagem para butia

Os Benefícios do Butiá são de suma importância para saúde humana.

No entanto, Combate o Câncer é um Benefício do Butiá comprovado por diversos estudos medicinais. O Butiá é a famosa palmeira brasileira e dela se comem as suas frutas, chamadas de “coquinhos de Butiá”.

Elas são excelentes no quesito saúde e trazem mais benefícios do que a maioria das pessoas imagina.

Os butiazais são uma formação vegetal bastante importante na manutenção dos ecossistemas aos quais pertencem já que seus frutos servem de alimento a diversas aves, mamíferos e répteis que, por seu lado, ao defecarem as sementes do Butiá, contribuem com a sua disseminação.

O que é?

Fruto comestível, com polpa suculenta, aromática e adocicada, muito apreciado pela fauna e pelo homem, o butiá ocorre, principalmente, no ambiente de cerrado, com ampla distribuição no Sudoeste de Goiás, mais especificamente no município de Jataí, que, pela abundância da área, recebeu a denominação popular de “palmeira-jataí”.

Esses dados constam de pesquisa desenvolvida no Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da Universidade Católica de Goiás e faz parte de um projeto maior, denominado “Estudo da germinação e desenvolvimento da família palmae nativas do Cerrado”, coordenado pelo professor mestre Roberto Malheiros, que tem na sua equipe os pesquisadores geógrafos especialistas Teodorico de Lima Brito e Dircilene Rosa de Oliveira Gontijo.

Os resultados obtidos sobre a germinação de Butiá purpurancens foram alcançados após diversos experimentos desenvolvidos pelo pesquisador Teodorico de Lima Brito, que conseguiu um percentual de 25% após seis meses do plantio.

Imagem relacionada

Apesar do baixo percentual e do tempo gasto para germinação, o resultado foi festejado pelos pesquisadores, pois, até o momento, não se conhece nenhum trabalho sistematizado sobre a germinação dessa espécie.

O gênero Butiá abrange uma grande quantidade de espécies que compartilham certas características: caule simples, ereto e espesso, com cicatrizes dos restos dos pecíolos, resistente a geadas e fogo, folhas fortemente arqueadas e frutos comestíveis, com a polpa suculenta, aromática e adocicada, muito apreciado pela fauna do cerrado e pelo homem.

As espécies mais comuns na região dos cerrados são Butiá archeri (coquinho-do-campo), Butiá capitata (butiá azedo), Butiá paraguayensis, segundo o pesquisador Lorenzi. Outro pesquisador, Corrêa, descreve algumas das espécies citadas com o gênero “cocos”, Cocos erisospalha, Cocos capitata e Cocos adorata, e as mesmas características já apresentadas.

Para que Serve:

Butiá é considerado uma importante fonte de fibras e vitamina C e, como alimento “laranja”, é um fortalecedor do sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células, contra a cegueira, doenças cardíacas e câncer.

Elas são consumidas naturalmente e de sua polpa são fabricados o licor e o vinho. Da semente é aproveitado um azeite que pode ser perfeitamente utilizado na gastronomia. O tronco, de longa duração, é utilizado para a edificação de estruturas grosseiras. As folhas são largamente usadas na confecção de chapéus, cestos, cordas, entre outros produtos.

Valor Nutricional:

Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rico em fibras, vitaminas A e vitamina C, além de potássio.

 

Benefícios do Butiá Para Saúde:

Butiá - Confira Os Benefícios

1. Benefícios do Butiá Para Saúde Óssea:

O Fósforo presente no Butiá é uma parte vital do processo de crescimento, assim como para a manutenção dos ossos e dentes. Ele trabalha em associação ao Cálcio para criar ossos fortes. Também auxilia na saúde das gengivas e esmalte dental, além de ajudar a aliviar problemas sérios como a perda óssea ou de densidade de minerais, também conhecida como osteoporose.

2. Benefício do Butiá Para Saúde da Pele:

Este é outro Benefícios do Butiá por ser rico em Ferro. A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de homoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

3. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Este é um dos principais Benefícios do Butiá por ser riico em Vitamina C. Ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A Vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.

4. Benefícios do Butiá Para Saúde Ocular:

Os Benefícios do Butiá mais conhecidos são os relacionados à saúde dos olhos. De fato, a Vitamina A presente neste coquinho se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz.

Além disso, a Vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

5. Benefício do Butiá na Regulação do Metabolismo:

A Vitamina C presente neste fruto regula ainda vários aspectos do metabolismo, dos quais os mais significativos são a absorção do Ferro e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, a Vitamina C colabora para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, beneficiando pacientes com anemia e pessoas diabéticas.

Níveis baixos de açúcar no sangue colaboram por si só para a perda de peso, uma vez que o corpo passa a queimar gorduras para obter energia. Mais que isso, porém: os níveis baixos de açúcar evitam o estímulo excessivo à produção de insulina, um hormônio que provoca a acumulação de gordura.

6. Combate o Câncer:

Este também é um rico Benefício do Butiá. O Câncer pode ser restringido pela sua ingestão. A fruta contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo.

Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

7. Benefícios do Butiá Para Estimular a Excreção:

Por possuir Fósforo este é mais um importante Benefício do Butiá. Desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção.

Ao aumentar a quantidade e frequência de urina, o corpo é capaz de equilibrar seus níveis de ácido úrico, sais em excesso, água e até mesmo gordura, já que, de forma geral, 4% da composição da urina é gordura.

O Fósforo incentiva o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que devem ser eliminados do corpo, ajudando, dessa forma, todos os sistemas a permanecerem saudáveis e livres de toxinas.

8. Benefício do Butiá Para Melhorar o Apetite:

A suplementação de Ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Como relatado anteriormente o Butiá é rico em Ferro. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado pelo The Journal of Nutrition com crianças quenianas de uma escola primária.

Resultado de imagem para butia

9. Promove a Saúde do Coração:

Sem sombra de dúvidas, este é considerado um dos maiores Benefícios do Butiá. Ele contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.

Este é outro Benefício do Butiá por conter Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.

10. Benefícios do Butiá Para Melhorar a Digestão:

Rico em fibras, este é Outro Benefício do Butiá, porque melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.

Outros Benefícios do Butiá Para Saúde:

  • Tem Nutrientes essenciais para Manter uma pele bonita e saudável;
  • Ajuda a emagrecer, porque tem o baixo teor calórico;
  • Diminui a prisão de ventre, porque o Butiá é rico em fibras;
  • Melhora a hidratação do organismo, por ser rico em água;
  • Proporciona um sono com mais qualidade, mais energia e menos estresse.

Como Usar o Butiá:

Do coquinho do Butiá se faz geleia, licor, cachaça, vinagre e doces diversos. Das sementes, que podem ser comidas in natura ou assadas, também se extrai o óleo de Butiá. Do estipe da palmeira, caule, se fabrica papel. O artesanato com palha e semente de Butiá é uma fonte de renda para as comunidades onde há butiazeiros.

Bolo de Butiá:

Do Butiá é possível fabricar geleias, licores, doces, compotas, cachaças, vinagres, hoje se sabe que conforme a criatividade é uma fruta que se pode fazer tudo, além de nutritiva carrega um sabor singular.

Ingredientes:

  • 04 ovos:
  • 02 xícaras de açúcar:
  • 02 xícaras de leite:
  • 02 colheres de margarina:
  • 01 colher bem cheia de fermento royal:
  • 04 xícaras de farinha de trigo.

Como Fazer:

Bater as gemas com açúcar até ficarem cremosas. Após colocar os outros ingredientes e por fim, de forma delicada às claras em neve.

Cobertura:

01 xícara de polpa picada e cozida em 1 e 1/2 xícara de açúcar. Coloque a massa em forma untada e cubra com a polpa. Reserve a calda que deverá ser passada no bolo depois de assado.

Leia também:

????QUITOPLAN EMAGRECE?

????T SEK FUNCIONA?


X
Nova compra!